ANDE DE BICICLETA COM SEGURANÇA

ANDE DE BICICLETA COM SEGURANÇA

Nos últimos tempos, muito se ouviu falar na briga dos ciclistas por um espaço no trânsito. Muitos noticiários relataram fatos trágicos envolvendo ciclistas e situações perigosas.

Por isso a Rodan Esporte e Lazer, sempre preocupada com você, com a sua segurança e portadora de bicicletas da melhor qualidade, resolveu dar algumas dicas par você pedalar com segurança na cidade.

 

1. Evite andar na contramão: Muitas pessoas pensam que andar na contramão é mais seguro, pois proporciona uma melhor visibilidade dos carros que estão perto de você. Porém, a velocidade dos veículos em relação a você é muito maior, havendo mais chances de acidentes graves.

2. Comunique-se com os motoristas: Use gestos para se comunicar com eles e expresse o que você quer fazer. Esteja sempre atento para ver se os motoristas entendem o que você quis dizer.

3. Conheça bem os sinais de trânsito: Para você se expressar através de gestos com os motoristas de modo que eles entendam o que você está querendo dizer, é muito importante que você conheça os sinais de trânsito.

4. Planeje seu trajeto: Se você utiliza a bicicleta diariamente deve conhecer bem todas as opções de caminhos que leve você até o destino desejado. Analise e opte por caminhos mais tranquilos e sem muito fluxo de trânsito, mesmo que esse caminho seja um pouco mais longo. Vale a pena sair de casa mais cedo do que correr risco de vida. Já diria o ditado: a pressa é inimiga da perfeição.

5. Seja visível: Use roupas chamativas para que os motoristas vejam você de longe. Principalmente à noite, é importante andar com luzes e refletores.

6. Escolha a bicicleta ideal: Existem diferentes tipos de bicicletas para cada tipo de necessidade. Bicicletas para lazer, bicicletas de corridas profissionais, bicicletas para o dia a dia, etc. Converse com ciclistas experientes para saber qual bicicleta se adapta melhor as suas necessidades ou venha até a Rodan Esporte e Lazer e peça ajuda de um de nossos atendentes.

7. Comece com cautela: Se você não é acostumado a andar de bicicleta, não tente atravessar a cidade logo no primeiro dia. Opte por trajetos simples para ir se acostumando com o trânsito. E para o seu corpo ir se adaptando ao exercícios, pois andar de bicicleta também exige preparo e disposição.

8. Gentileza gera Gentileza: Paciência é base obrigatória para quem vive no trânsito. Violência não resolve nada, ao contrário, só faz o problema aumentar. Seja gentil e mantenha o respeito. Um ciclista bem educado será bem recebido nas ruas. 

9. Distância: Mantenha uma distância saudável das portas dos carros parados, os motoristas costumam se preocupar com caminhões e carros e esquece-se de prestar atenção nas bicicletas antes de abrir as portas. 

10. Não ande muito no canto: Se você anda muito pelos cantos os motoristas vão achar que há espaço para passar ao lado mesmo que não seja seguro e você pode se desequilibrar e acabar caindo. Procure um meio termo e saiba que o Código de Trânsito obriga os motoristas a passarem a 1,5m de você, muitos motoristas infelizmente não respeitam.

11. Uma coisa leva a a outra: A sua atitude educada no trânsito pode melhorar a vida de todos nós. Se você mostrar ser educado muitos motoristas associarão a sua imagem a dos outros ciclistas e passarão assim a tratar melhor você e os outros ciclistas também. 

12. Respeite os pedestres: Calçada é para os pedestres e faixa de segurança também, se você tiver que passar ou atravessar por uma delas o Código de Trânsito manda você descer da bicicleta. Se estiver andando de bicicleta em uma calçada e algum acidente acontecer, o errado e ferido,  será você.

13. Informe-se: Fique por dentro das leis de trânsito, dos seus direitos e dos seus deveres. Os pedestres tem prioridade sobre os ciclistas, e ciclistas tem prioridade sobre os veículos. 

14. Ciclovia: Sabemos que não é em todo lugar que existe ciclovia. Mas quando houver, não hesite em usar. É seu direito, é mais seguro e não é lugar de pedestres.

15. Manutenção: Mantenha sua bicicleta em dia. Freios, pneus, correntes, devem estar sempre com a manutenção em dia. Aprenda a fazer alguns consertos básicos para se virar sozinho em casos de estrago no meio do trajeto.

16. Protetores: Sempre que possível, use capacetes, luvas, cotoveleiras e joelheiras. Elas não salvarão você de uma acidente, mas o estrago com certeza vai ser menor. O capacete ainda evita alguma poeira que possa vir a entrar no seu olho causando algum acidente. 

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo

Receba novidades por e-mail

Atendimento online
ir para o topo